um caminhão
a 72Km/h
ou um carro a 72Km/h ?
ou um carro a 72Km/h ?
A Ciência de Galileu...
Começando por Galileu, lá no século XV, os cientistas buscam trabalhar com medições precisas daquilo que estudam. Até então não era assim. Foi Galileu quem fez as primeiras reflexões sobre o mundo natural baseado em números resultantes de experimentos planejados detalhadamente. Com Galileu, a Física tal como a conhecemos nascia. E ironicamente daí em diante muita gente começou a achar que Física só é uma matemática.
Começando por Galileu, lá no século XV, os cientistas buscam trabalhar com medições precisas daquilo que estudam. Até então não era assim. Foi Galileu quem fez as primeiras reflexões sobre o mundo natural baseado em números resultantes de experimentos planejados detalhadamente. Com Galileu, a Física tal como a conhecemos nascia. E ironicamente daí em diante muita gente começou a achar que Física só é uma matemática.
Galileu
Galilei (em italiano: Galileo Galilei) (Pisa, 15 de fevereiro de 1564 —
Florença, 8 de janeiro de 1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo
italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.
Galileu era o
filho mais velho do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati. Viveu a
maior parte de sua vida em Pisa e em Florença, na época integrantes do
Grão-ducado da Toscana.
Galileu
Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento
uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e
enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias
precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o
telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da
Lua, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno,
as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na
defesa do Heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para
o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.
O físico
desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de
compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu
e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu,
constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa
época, devido a este Galileu é considerado como o "pai da ciência
moderna".
( retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei)
Experimentos e medições...
Mas
vamos voltar à nossa
pergunta. Quem tem mais movimento? Um caminhão a 72Km/h ou um carro a
72Km/h?
Nela podemos ver duas heranças da ciência de Galileu. Primeira: se se
vai fazer uma medição, é preciso saber qual é a unidade de medida que
será utilizada.
Em física,
uma medida é o resultado do ato de medir. Está relacionada de forma próxima com
o fato de que as ciências ditas "exatas" são baseadas em aspectos
quantitativos.
Medir
significa comparar duas grandezas de mesma natureza, tomando uma delas como
padrão. Por exemplo, dizer que uma pessoa mede 1,8 metros significa dizer que
esta pessoa é 1,8 vezes maior que um comprimento padrão adotado, no caso, o
metro.
( retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Medida_%28f%C3%ADsica%29)
Por isso, muitas vezes depois de
um número na Física vem uma letra ou algum símbolo: 30 Km/h, 50oC,
60s, 1200N, 600cal, e por aí vai. Quando se mede, usa-se um padrão, como está
dito acima. Esse padrão é uma convenção criada e aceita por um grupo para
facilitar as trocas entre eles. O metro, esse padrão que usamos, nasceu na
França, numa convenção para unificar as medidas para os tamanhos das
coisas. Mas é claro que nem todo mundo aceitou. Há países, como os Estados
Unidos, que trabalham com unidades mais antigas e que não mudaram seus sistemas
de medida. Eles falam em jardas, pés, milhas, polegadas... Vamos ver as mais
comuns para nós aqui:
Comprimento: m, cm, mm, km...
Tempo: hora, minuto, segundo, ano...
Massa: grama, Kg, mg...
Velocidade: metro/segundo (m/s), Km/h..
Energia: cal, Kcal, Joule, KJoule...
Força: Newton (N)
Velocidade: metro/segundo (m/s), Km/h..
Energia: cal, Kcal, Joule, KJoule...
Força: Newton (N)
É possível transformar uma
medida em outra. Numa caixa d’água de 1m3 cabem quantos litros de
água? O tempo de 720 minutos são quantas horas? Uma tonelada equivale a quantos
quilogramas? Em Física, às vezes trabalhamos com unidades que não são as mais
comuns no nosso dia-a-dia.
A velocidade, por exemplo, nós comumente medimos na unidade de Km/h, mas
nos nossos cálculos fica mais fácil usar a unidade de m/s. Uma pessoa que anda
sempre no mesmo ritmo de 72km em 1 hora anda quantos metros, no final das
contas, a cada segundo que passa? As relações entre as unidades são muito
úteis. Veja algumas:
Comprimento: 1km é o mesmo
que 1000m.
1m
é o mesmo que 100cm.
1m é o mesmo que 1000mm.
1 pol. é o mesmo que 2,54cm.
1m é o mesmo que 1000mm.
1 pol. é o mesmo que 2,54cm.
Massa: 1kg é o mesmo que
1000g.
1
ton. é o mesmo que 1000Kg.
Tempo: 1h
é o mesmo que 60min.
1min é o mesmo
que 60s.
1 h é o mesmo que
3.600s.
Velocidade: 3,6km/h é o mesmo que 1m/s.
Energia: 1 cal é o mesmo que 4,2 Joules.
1Kcal
é o mesmo que 1000cal.
1KJ
é o mesmo que 1000J.
No caso do carro e do caminhão da pergunta inicial, que estão a 72km/h,
qual seria a velocidade deles em m/s? Para fazer a conversão usamos uma regra
de três simples. Não se esqueça que, na regra de três, um valor em km/h deve
vir sempre em baixo de outro valor valor em km/h e um valor em m/s deve vir
sempre embaixo de outro valor em m/s. Podemos colocar primeiro a nossa regra de
transformação acima (3,6km/h é o mesmo que 1m/s) e embaixo o valor que temos da
velocidade (72km/h) para descobrir o valor que desejamos (x):
3,6
km/h
------------ 1 m/s
72
km/h
----------- x m/s
Aí é só multiplicarmos cruzado e fazer a igualdade:
3,6 . x
= 72 . 1
3,6.x
= 72
x
= 72 / 3,6
x = 20 m/s
Então 72km/h corresponde a 20m/s. Isto significa que um carro que anda 72
km em 1 hora (sempre no mesmo ritmo) está andando 20m a cada segundo que passa.
Andando 20m a cada segundo que passa, ao final de uma hora ele terá andado
72km.
Experimentos, comparações e fórmulas...
Outra herança da ciência de Galileu é a comparação de dois objetos ou situações com base em números.
E falou em comparação, e ainda mais, em comparação numérica, falou em fórmula.
A Física tem hoje um arsenal gigantesco de fórmulas, que não pára de crescer.
As fórmulas são fruto da comparação numérica das coisas e por isso são feitas
para comparar as coisas entre si. Vejamos um exemplo:
Q = m . v
Quantidade de movimento =
massa x velocidade
Isto
quer dizer que, se eu pegar a massa de um corpo (quantos Kg ele tem) e
multiplicar pela velocidade (quantos Km/h ou m/s que ele tem), eu encontro a
quantidade de movimento deste corpo. Então vamos supor que o caminhão tem
40.000Kg e o carro tem 1.000Kg. Vamos usar a velocidade de 20m/s. Assim:
Para o
caminhão: Para o carro:
Q = m . . v Q = m . . v
Q = 40.000Kg . 20m/s Q
= 1.000kg . 20m/s
Q = 800.000 Kg.m/s Q = 20.000 Kg.m/s
Ou seja, o caminhão tem
muito mais quantidade de movimento do que o carro que tem a mesma velocidade.
Isso faz sentido? Tem quando tentamos ir um pouco mais além. Isso está envolvido
com a ideia de IMPULSO, que podemos
traduzir por esforço. O que é mais
fácil fazer parar: um caminhão a 72Km/h ou um carro a 72Km/h? Para parar o
carro é necessário um esforço muito menor que para parar o caminhão.
No caso que estamos analisando (em que consideramos as velocidades do carro e do caminhão positivas),
um impulso positivo faria o carro ou
o caminhão ganharem ainda mais velocidade. Um impulso negativo faria o carro ou o caminhão perderem velocidade.
Ou seja, o impulso pode ser positivo ou negativo dependendo da situação. Para
fazer, por exemplo, o carro da nossa pergunta parar, o impulso deve ter um
VALOR EXATAMENTE IGUAL à quantidade de movimento que ele tem, só que negativo.
Como podemos fazer para um
objeto ganhar impulso? É preciso aplicar uma força nele. Sem isso ele não ganha
impulso. O carro que estudamos precisa sentir uma força positiva sobre ele para que ele ganhe mais velocidade (mais uma vez lembramos que consideramos as velocidades positivas). É
preciso fazer uma força negativa
sobre ele perca velocidade. Mas não é só a força que conta.
A fórmula para calcular o
impulso é a seguinte:
I = F . t
Impulso = força x tempo
Ou seja, para conhecer o impulso não
basta conhecer a força, é preciso saber também por quanto tempo ela age no corpo. O impulso é mais do que só a
força. Vamos tentar traduzir isso em números para ajudar a entender a situação.
Imagine que vamos aplicar uma força de 500N sobre o carro durante um tempo de
12segundos. Vamos manter a força sempre igual durante estes 12 segundos. O
impulso pode ser calculado:
I = F . t
I = 500N . 12s
I = 6000 Ns
Se fizéssemos uma força
maior, digamos 1000N, neste mesmo tempo de 12s então é de se esperar que este
carro ganhe mais impulso porque fizemos um esforço maior. Vamos recalcular o
valor para ver se o impulso aumenta mesmo:
I = F . t
I = 1.000N .
12s
I = 12.000 Ns
De
fato, com uma força de 500N aplicada em 12segundos temos um impulso de 6.000Ns
e com uma força de 1.000N aplicada em 12 segundos também temos um impulso de 12.000Ns,
maior que o anterior. O esforço maior gerou um impulso maior. O carro ganharia
mais velocidade com o impulso maior.
O
impulso que temos que fazer para o caminhão ou o carro da nossa pergunta parar
é exatamente o valor da quantidade de movimento que eles têm. O valor do
Impulso deve ser o mesmo da quantidade de movimento, mas só que negativo, pois
é um impulso que vai contra o movimento do carro ou do caminhão. Isso acontece
porque no nosso caso a força é negativa, ela vai contra o movimento do nosso
carro ou do nosso caminhão.
Os cálculos com estas fórmulas podem nos ajudar a planejar nossas tarefas
cotidianas. Um exemplo bem prático: Quanta força o freio deve fazer para o
carro que estudamos parar em exatamente 5 segundos? Vamos começar as
contas com uma força pequena e progressivamente aumentando o seu valor.
Aplicando a força de -500N
em 5s:
I = F . t = -500N . 5s = -2.500 Ns
Aplicando a força de -1000N
em 5s:
I = F . t = -1.000N . 5s = -5.000 Ns
Aplicando a força de -1200N
em 5s:
I = F . t = -1.200N . 5s = -6.000 Ns
Aplicando a força de -3.000N
em 5s:
I = F . t = -3.000N . 5s = -15.000 Ns
Aplicando a força de -4.000N
em 5s:
I = F . t = -4.000N . 5s = -20.000 Ns
Pronto!!! Chegamos à força que devemos aplicar ao
carro da nossa pergunta para ele parar em 5s: é preciso uma força contrária ao
movimento de 4.000N. Se puder parar o carro em tempo maior, poderemos usar uma
força menor nos freios, é claro. Para parar o caminhão em 5s, a força deve ser
bem maior que 4.000N. Você pode calcular o valor desta outra força do mesmo
modo. Quer tentar?
A história da ciência é mais complexa e, por isso também, mais rica do que parece quando você lê um texto como o acima. Para uma noção mais geral da história do surgimento da ciência moderna sugiro duas leituras: de Luiz Carlos Soares, o livro Do Mundo Novo ao Universo Heliocêntrico (SP: Hucitec, 1999) e, de Alexandre Koyré, Estudos da História do Pensamento Científico (RJ: Ed. Forense Universitária, 1991).
A história da ciência é mais complexa e, por isso também, mais rica do que parece quando você lê um texto como o acima. Para uma noção mais geral da história do surgimento da ciência moderna sugiro duas leituras: de Luiz Carlos Soares, o livro Do Mundo Novo ao Universo Heliocêntrico (SP: Hucitec, 1999) e, de Alexandre Koyré, Estudos da História do Pensamento Científico (RJ: Ed. Forense Universitária, 1991).
oi professor sou seu aluno renato de tersa noturno.
ResponderExcluirQue legal que você veio visitar o meu blog. Pode dar sugestões ou fazer perguntas.
ResponderExcluiroi professor...esse texto é a matéria da primeira aula de física? aluna Eliane de quartas feiras noturno.
ResponderExcluirProfessor,
ResponderExcluirPreciso entrar em contato com senhor, sou uma ex aluna no ceja.
Se puder deixar um e-mail ou facebook.
Att,
Maria Ironete Maia
Parabéns pelo artigo. Muito bom!
ResponderExcluir